sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Projeto de aniquilação do movimento negro

Em 1997 o povo negro brasileiro se entusiasmou com ascensão de um político negro preto, daqueles que não tem com os mais tímidos ou mais racistas tentar chamar de moreninho, café com leite. Celso Pitta é eleito prefeito da maior cidade da América Latina, São Paulo, o coração pujante da economia do Brasil. Porém Pitta recebeu uma gestão de ninguém menos que Paulo Maluf, e não preciso falar nada em relação a duvidosa forma de governo utilizada por este senhor. O minhocão que o diga. Seu padrinho político deixou-lhe um rombo nos cofres da prefeitura, esquemas em contratos fraudulentos, e todas estas irregularidades acabaram por estourar em seu governo, deixando-o com a imagem de corrupto e de mau gestor público, o que acabou com sua carreira política. Celso Pitta não conseguiu se eleger nem para deputado nas eleições seguintes e em meio a uma vida turbulenta com prisões e tudo mais, veio a falecer praticamente no ostracismo.

Uma década depois, em 2008, o povo negro mundial conquista uma vitória quase que inimaginável até então. O presidente da maior nação do mundo, a potência econômica que dita a hegemonia comportamental de boa parte do planeta é negro, descendente primeiro de Africano. Porém – mais uma vez – Barack Russen Obama recebeu o governo de um louco desvairado, alucinado pela guerra contra um terrorismo que sua própria família criou. Falencia de banco, crise econômica, guerra. Retomada do governo, nova crise. E Obama atinge alto índice de rejeição.

O que os dois protagonistas negros em cargos importantes tem em comum? Assumem o governo após gestões complicadíssimas, e acabam herdando verdadeiras bombas-relógios, previsivelmente prestes a explodir em seu período de trabalho.

Em certo momento de travessia da boiada, é necessário sacrificar um boi, atirando-o para as piranhas para que o resto da boiada continue seu trajeto com segurança. O que ocorreu com Celso Pitta em São Paulo, e o que esta acontecendo com Barack Obama na Casa Branca se assemelha muito com a historinha da boiada, Pitta foi e Obama está sendo “boi de piranha”.

Por viver em meio a política, sei que é necessário estratégias para que o grupo permaneça forte, sacrificando um cargo, perdendo espaço agora para ganhar mais tarde.

Mas será que colocar um negro em momento nitidamente complicado é pura coincidência. Será que é paranóia de ativista do movimento anti-racismo pensar que propositalmente tenta-se desmoralizar a capacidade de um negro o colocando em condições inóspitas?

Não sei, se é exagero, alucinação ou realidade. Mas tenho a convicção que sempre estaremos atentos as movimentações políticas para que lideres negros e negras sejam protagonistas de ações e trabalhos com visibilidade positiva. Vamos sempre noticiar aquelas negras e negros que fazem a política do bem, para o bem estar de toda a população brasileira, população essa que é em sua maioria negra.

2 comentários:

  1. O que o meu trabalho tem haver com causa negra? O que eu tenho haver com Mulas e com a filhas mestiças estrupadas? A palavra mulata usada no meu trabalho não esta fazendo referência a cor da sua pele, o significado de mulata no mundo do samba que eu vivo é um mulher de qualquer raça que samba, que pode ser chamada também de sambista, passista ou musa!!! Não estou entendendo estes movimentos negros, esta outra mulata que inclusive está no dicionário, não tem nada haver com meu trabalho, eu desconheço essa figura no meu universo, pois no meu todos sabem o que significa a mulata que eu trabalho, é uma sambista, branca, negra, japonesa ou até azul, não tem raça específica.

    ResponderExcluir
  2. Julio César, seu trabalho tem tudo a ver com a causa negra, com a mulher negra, com os estupros e as filhas mestiças, quando vc se intitula especialista em "mulatas".
    Você não vai ver uma japonesa, uma branca, loira, ser chamada de "mulata", logo, sendo um "mulatólogo", você apenas lida com "mulatas".
    É questão de lógica meu caro.
    Sargenteli não estava preocupado com a esteriotipação da mulher negra. Ele não está preocupado se, ao ver uma "mulata" sambando, um gringo logo pense em sexo.
    Se vc não sabe Julio, o carnaval no Brasil ainda é muito visto no exterior como turismo sexual, tipo Ibiza, sabe!?
    E quem é o objeto deste desejo apenas sexual? A mulher negra? a "mulata"?
    Nós do movimento negro, e penso que vc faz parte pelo simples fato de ser negro, lutamos por retirar da sociedade tudo que deprecie a imagem negra.
    Olhe só:
    - denegrir, em sua essência, quer dizer tornar algo negro, escuro; mas este tornar negro, escuro é usado de forma negativa. Ou seja, ser negro, tornar-se é algo ruim.
    - serviço de preto, quer dizer serviço de má qualidade;
    - "neguinho é foda" = expressão sempre negativa, usando a referência do negro. (nunca ouvi alguém usar o termo "neguinho" positivamente).

    E tantas outras expressões do nosso cotidiano que negativam o ser negro.

    Então porque propagar estas e outras palavras, frases e expressões?

    Minha reflexão, como vc viu foi bem mais tranquilo que dos demais, vai no sentido de você ajudar a lutar contra o racismo, positivando o ser negro dos jovens e das crianças.
    Na boa, ser uma referência de mulata, não acrescenta nada da vida da jovem menina negra que já sofre a rejeição apenas pelo fato de ser negra.
    Pense em ser um sambólogo, passismólogo ou qualquer coisa que se refira a sambista.

    ResponderExcluir